sábado, 21 de abril de 2012

Google Docs e Google Drive.

Computação na nuvem

Wikipédia - O conceito de computação em nuvem (cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet...
O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem.
O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.

                                                               Imagem : WIKIPÉDIA.

Google Docs

O Google Docs usa a modalidade de computação na nuvem conhecida por sua sigla em inglês, SaaS (de “Software as a Service” - Software como serviço), na qual não apenas os arquivos do usuário como também os próprios programas usados para gerá-los permanecem exclusivamente na nuvem.
No modelo SaaS o fornecedor do software se responsabiliza por toda a estrutura necessária para a disponibilização do sistema (servidores, conectividade, cuidados com segurança da informação) e o cliente utiliza o software via internet.

O Google Docs, é um pacote de aplicativos do Google baseado em AJAX. Funciona totalmente on-line diretamente no navegador. Os aplicativos são compatíveis com o OpenOffice.org/BrOffice.org, KOffice e Microsoft Office, e atualmente compõe-se de um processador de texto, um editor de apresentações, um editor de planilhas e um editor de formulários - (WIKIPÉDIA).
Alguns dos recursos mais peculiares são a portabilidade de documentos, que permite a edição do mesmo documento por mais de um usuário e o recurso de publicação direta em blog. Os aplicativos permitem a compilação em PDF.
Ele permite aos usuários criar e editar documentos online ao mesmo tempo colaborando em tempo real com outros usuários. É um serviço gratuito (tem limite) que permite ao seu usuário (que tenha uma conta Google) usar os aplicativos e armazenar nos servidores Google os arquivos criados por esses aplicativos e/ou arquivos criados na própria máquina do usuário e transferidos via Internet desde que o formato seja aceito.

Os links abaixo contém  as informações sobre armazenamento e visualização.
Armazenamento.
Visualização e tipos compatíveis.

O uso do Google Docs como ferramenta de trabalho necessita uma velocidade muito boa na conexão com a Internet.
Para acessar o Google Docs basta entrar na página inicial do Google (tem que ter a conta) e clicar em Docs na barra superior.


A partir daí é seguir intuitivamente o que tem na página.











Para complementar :
Requisitos do Sistema.
Nova versão do Google Docs.
Como compartilhar Documentos.
Publicação de Documentos.


Google Drive

Parece que no próximo dia 24 de abril será lançado o Google Drive, com 5.0 GB de espaço gratuito para o usuário.
O serviço vai concorrer com os outros já existentes : Amazon, Apple, Microsoft, Dropbox.

0 comentários:

Postar um comentário