sábado, 31 de dezembro de 2011

Instalação do Ubuntu direto da Imagem ISO

Conforme está descrito no tópico que postei no Forum Ubuntu Pt, é possível a instalação do Ubuntu sem gravar CD ou Pen-drive.
Este processo se baseia  no boot direto da imagem ISO usando o GRUB 2 com o recurso loop do GNU Linux.
Se usarmos a imagem ISO do Desktop CD (Live CD) podemos Instalar ou apenas Testar, como se fosse o próprio Live CD.
Já as imagem ISO do Alternate CD (Install CD) e a mini.iso (netboot) só possibilitam a instalação, como ocorre também se forem gravadas em CD ou Pen-drive.
No tópico do Fórum Ubuntu relatado acima, todo o processo de instalação das diferentes imagens, está explicado passo a passo.
O processo tem sido usado com sucesso desde o Ubuntu 8.04.
A partir da versão 11.10 e agora a 12.04, está havendo um problema na instalação do Ubuntu pela imagem iso do Desktop CD.
Exatamente onde havia uma grande vantagem, porque a instalação era rapidíssima, agora acontece o contrário, ela está muito demorada. 
De quebra entram na história o Linux Mint 12 e o Edubuntu.
Como Ubuntu, Edubuntu e Linux MInt 12 usam Gnome 3, aí surgiu um problema relacionado ao Instalador (Ubiquity) com o método.
Como essa instalação não é oficial, não tenho como relatar bug e embora pesquisando muito não consigo resolver. 
Com relação a Kubuntu, Xubuntu e Lubuntu não há problema.
Para continuar usando o método para o Ubuntu testei aqui repetidas vezes a instalação usando a imagem mini.iso e acredito que possa ser uma boa alternativa ao Desktop CD. Isto porque o tempo para baixar a mini.iso é irrisório e o tempo gasto para baixar os pacotes da instalaçao é mais ou menos o mesmo que se gasta para baixar a imagem iso do Desktop CD.
Quem ainda não conhece o método e mesmo os que já conhecem, se quiserem,  podem dar uma olhada no tópico do Forum Ubuntu Pt que foi atualizado e reformulado :  Instalação do Ubuntu direto da Imagem ISO, sem gravar CD ou Pen-Drive.

0 comentários:

Postar um comentário